Parques Naturais

Com a criação dos Parques Naturais em Cabo Verde, o vínculo de relação tradicional com a terra mudou, apresentando novos dilemas e precisando de novos paradigmas. Para os moradores locais dessas zonas, agora, a questão é o auto-sustento a partir da natureza sem danificá-la e provocar a sua extinção. São necessárias novas regras para a agricultura, bem como outras atividades nos Parques.  É exemplo disto, a forma extensiva de produção agrícola, como um dos métodos, para a obtenção de produtos compatíveis com a proteção do meio ambiente e a conservação do espaço natural. Isto tem por base a agricultura ecológica, que consiste num conjunto de práticas que visam um trabalho harmonioso e de acordo com as leis da Natureza, isto é, engloba um conjunto de métodos e técnicas conducentes à obtenção de produtos agrícolas, compatíveis com as exigências de proteção do ambiente e o uso racional dos recursos naturais (água, solos e património genético). 
Neste sentido, a ação assenta numa forte abordagem agroecológica, que consiste numa proposta alternativa de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável, que agrega saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades rurais. Tem como pressupostos:
a) Promover processos para recuperar e aumentar a diversidade nos agro-sistemas;
b) Conservar e melhorar o uso dos recursos naturais;
c) Conceber ciclos fechados de materiais e resíduos; 
d) Desenvolver tecnologias de baixa dependência externa; 
e) Recuperar conhecimentos tradicionais; 
f) Desenvolver os mercados locais. 

O enfoque do processo enfatiza a formulação de políticas e intervenções como atividades abertas, flexíveis, adaptadas ao contexto, de aprendizagem e onde a participação de todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento é um fim em si mesmo. Não se enfatiza apenas a execução de atividades e  a concretização de resultados preestabelecidos, mas sim o acompanhamento dos processos sociais e políticos da comunidade dona do seu futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário