Promotores

Associação dos Amigos da Natureza (AAN)
É uma organização de cariz voluntarista sem fins lucrativos, nacional, que conjuga entusiastas preocupados com o avanço da desertificação, degradação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Cabo Verde. Foi criada em 1977 e institucionalizada em 1979 na cidade do Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde. 
A AAN surge na sequência da realização das primeiras campanhas de reflorestação em S. Vicente, tendo como objectivo: desenvolver e perenizar as campanhas de reflorestação e combate a desertificação, sensibilizar a população para a preservação do ambiente e sua educação cívica nesse domínio, demonstrar a viabilidade de outras atividades para além do comércio e do movimento em torno do Porto Grande e dos principais centros urbanos. 
De uma maneira geral, os projecto desenvolvidos pela Associação dos Amigos da Natureza são reconhecidos e apreciados quer a nível nacional como internacional, tendo sido condecorada em 1989 com o Prémio Global 500 do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), em 2005 com a Medalha de Mérito da sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, em 2008 uma Menção Honrosa do Governo de Cabo Verde e em 2015 o Prémio Agro-negócio atribuído pelo Ministério de Desenvolvimento Rural. 
A AAN tem uma longa e comprovada experiência na implementação e gestão de projetos, estando atualmente a desenvolver diversos projectos  em parceria com CERAI, nomeadamente um projeto na área do Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais, financiado pela União Europeia.

Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI)
É uma ONG espanhola, fundada em 1994, ligada à Sociedade Espanhola de Agricultura Ecológica (SEAE) e à Universidade Politécnica de Valencia, sendo o âmbito de intervenção o desenvolvimento da segurança e soberania alimentar das populações rurais no mundo, baseadas no desenvolvimento sustentável e agro-ecológico da produção agrícola e dos restantes negócios rurais, promovendo o comércio associativo e o empoderamento da mulher rural. Desde o ano de 2009 desenvolve atividades e projetos em Cabo Verde através da estreita colaboração com parceiros locais. Com principal centro de trabalho nas ilhas do Barlavento, tem tido uma forte intervenção nas Ilhas de São Vicente, Santo Antão e Fogo. Os projetos desenvolvidos, financiados principalmente pela Cooperação Espanhola, pela União Europeia e pelo Governo de Cabo Verde, tiveram como objetivos o desenvolvimento de um modelo de produção agrícola sustentável e das capacidades das associações rurais em gestão, comercialização e participação social. Entre estes destacam-se, o projeto de desenvolvimento da agroecologia e do agronegócio sustentável no Vale de Calhau e Madeiral, o projeto que deu vida à Rede de Produtores Agrícolas Locais (REPAL) para o abastecimento do mercado de Mindelo e das cantinas escolares geridas pela FICASE e a assistência técnica ao Ministério de Desenvolvimento Rural para o uso e gestão do Centro de Pós-Colheita da Ilha de Fogo. O CERAI tem sede na Ilha de São Vicente, na cidade do Mindelo, e desde o ano 2017 e consta no registo nacional de associações. Desde o ano 2015 que está em  constante contacto com os agricultores de diversas zonas de Santo Antão, Santiago e São Nicolau, agora abrangidas por este projeto, havendo já realizado diversas sessões de capacitação e palestras promovidas pelo MDR e MAA, ADEI, GEF SGP. No ano de 2013, o Centro Agroecológico de Madeiral, criado para a Ilha de São Vicente, para difusão das práticas agroecológicas, recebeu o Prémio Agro-negócio, instituído pelo Ministério de Desenvolvimento Rural do Governo de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário