Santo Antão

           Parque Natural Cova/Rª Torre/Paúl
O Parque Natural de Cova, Paúl e Ribeira da Torreestá localizado na ilha de Santo Antão, mais precisamente na parte nordeste, numa área de confluência de três concelhos, Porto Novo, Ribeira Grande e Paul. Ela abrange uma área de 2.605ha elevando-se a uma altitude máxima de 1585 na zona de Pico da Cruz. 
A emblemática cratera vulcânica (Cova), onde se pratica a agricultura de sequeiro e criação de animais também é uma paisagem predominado por uma densa floresta de uma Pinus, Eucalyptus e algumas outras espécies arbóreas e arbustivas.

Fonte: Plano de Gestão do Parque Natural Cova, Paul e Ribeira da Torre

           Parque Natural de Moroços
O Parque Natural de Moroços abrange uma área de 818 ha, entre os concelhos da Ribeira Grande com 746 hectares e Porto Novo com 72 hectares, tendo o Gudo de Moroços 1.767 m de altitude como ponto mais elevado. No interior do PNM e na sua Zona de Amortecimento, existem cerca de 153 hectares de áreas florestadas principalmente com acácias, algum pinheiros e eucaliptos. Mas também existe uma forte atividade pecuária (Bovino e Caprino) constituindo uma importante fonte de renda das famílias. 

Fonte: Plano de Gestão do Parque Natural de Moroços

           Parque Natural de Tope Coroa
Parque Natural Tope de Coroa situa-se na parte noroeste da ilha de Santo Antão, Concelho do Porto Novo ocupando uma área de 8491 há, sendo um cone vulcânico com 1980 m, que representa o ponto mais alto da ilha. Diferente dos outros dois Parques Naturais da Ilha, esta é uma região bastante ardia, com pouca vegetação e a que existe é destinada para a alimentar do gado caprino e bovino, visto que a pecuária é a principal atividade económica da região.  

Fonte: Reservas Naturais de Cabo Verde



Sem comentários:

Enviar um comentário